Obras da Carne

July 21, 2015

 

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam.  (Gálatas 5:19 e 20)

PROSTITUIÇÃO: Muito embora a prostituição esteja relacionada mais com o sexo desmoralizado, ainda assim, ela vai bem mais além, pode também significar a prostituição espiritual.

IMPUREZA: A partir do momento em que a nossa consciência nos acusa de qualquer ato praticado, seja na mente ou no coração, saímos do estado de pureza para a impureza, e isto é condenável por parte do próprio Espírito Santo que faz em nós o Seu Templo.

LASCIVIA: O original deste termo significa, sensualidade, é o desejo da carne em ser satisfeita em toda a sua plenitude.

IDOLATRIA: Idolatria significa o culto a qualquer ser ou coisa, ela pode ser cultivada no lar como imagens, como pode ser um simples objeto ou ente querido, como filho ou neto, mulher ou marido, namorado etc., tudo o que for motivo de primeiro amor e adoração, que não seja o Senhor Jesus, o Pai ou o Espírito Santo.

FEITIÇARIA: A feitiçaria é uma clara demonstração de submissão aos espíritos enganadores, a demônios e, sobretudo ao diabo.

INIMIZADES: Este sentimento pernicioso demonstra um total e completo desconhecimento do próprio Deus, que é amor, faz com que a pessoa crie inimigos por onde quer que vá.

CONTENDAS: Trata-se de uma atitude mental hostil que cria os mais inesperados problemas entre as pessoas. Pessoas que se consideram pavio curto, mas que na verdade são vítimas de um espírito de contendas, que a leva sempre a confusões.

CIÚMES: É um desejo intenso pela vantagem pessoal, e um sentimento de egoísmo doentio e que só faz mal.

IRA: São as constantes explosões de ira que criam hostilidades entre os semelhantes, e a fazem se irritar com qualquer coisa. Pessoas com esse sentimento estão sempre de mau humor e semblantes fechados.

DISCÓRDIA: Sentimento crítico que com a ajuda do orgulho faz a pessoa discordar de tudo, achando que todos estão errados e só ela está certa.

DISSENSÃO: A dissensão está incluída no parágrafo anterior e apenas soma-se o fato de além de discordar, existe também um trabalho de seduzir outras pessoas a discordarem, ou seja, o que promove dissensões é um semeador de discórdias. 

FACÇÃO: É a união dos dois sentimentos, a discórdia e a dissensão, pois o faccioso além de discordar, e semear a discórdia cria uma divisão, criando partidos ou grupos de pessoas que se levantam contra uma pessoa ou autoridade.

INVEJA: A inveja é, por excelência, um sentimento de dor e fracasso diante do sucesso alheio.

BEBEDICE: A bebedice é um excesso de álcool extremamente prejudicial ao corpo, o que seria suficiente para levar essa condição a ocupar lugar entre as obras da carne.

GLUTONARIA: Era muito comum naqueles dias, em festividades, o indivíduo sentarem-se à mesa e comerem até não poder mais, então, colocavam o dedo na garganta e vomitavam para depois continuarem a comer...Este espírito desenfreado denotava o caráter humano que satisfazia à concupiscência dos olhos a qualquer preço.

  

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo