O Carácter de Deus

July 24, 2015

 

“Porque Eu sou o Senhor e não mudo, por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos...” (Malaquias 3:6).

         Ao mencionar os “filhos de Jacó” Deus endereça sua mensagem àqueles que, apesar do farto conhecimento e experiência do seu poder no passado, ainda assim se mantêm rebelde a Suas leis e mandamentos.

         Vejamos algumas trapalhadas de Jacó:

         Aproveitou-se da fraqueza da grande fome do irmão para comprar seu direito de primogenitura.

         Vestiu-se com a roupa do seu irmão, cobriu as mãos e pescoço com pelo de cabrito fingindo ser Esaú para enganar seu pai que se encontrava cego devido à avançada idade.

         Na conversa com Isaque seu pai, sustentou a mentira de que era realmente Esaú, inclusive usou o nome do Senhor para apoiar a sua mentira.

         Jacó usou de forma fraudulenta para alcançar seus objetivos, e quando Deus endereça sua palavra aos “filhos de Jacó” está falando com uma geração rebelde e de mau caráter.

Jacó foi perseguido pelo seu irmão tendo de fugir da casa do seu pai sem poder levar nada consigo, mais tarde, foi enganado pelo seu sogro, depois foi obrigado a fugir de sua própria casa por que dois dos seus filhos mataram alguns homens da sua cidade a ponto de a má fama de sua família se alastrar por todo o oriente e Jacó ficar apavorado e com medo. Jacó muito sofreu por causa do comportamento dos filhos, que chegaram ao ponto de vender o próprio irmão mentindo a ele que José havia morrido. Jacó sentiu a consciência pesada, pois ele mesmo havia plantado a semente ruim no coração dos filhos através do seu caráter totalmente diferente do caráter de Deus.  

Daniel, Jó e Noé foram homens especiais, e Deus fez referências a eles  com um certo orgulho, pois eram homens segundo a sua vontade, e que tinham um caráter como o Caráter de Deus.  “...ainda que estivessem no meio dela esses três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida...” (Ezequiel 14:14)

Temos que viver uma vida correta, que glorifique o nosso Senhor Jesus. Infelizmente, muitos se assemelham a Jacó, cujos objetivos são alcançarem benefícios a qualquer preço, seja por mentiras, engano, engodo e tudo o que é diabólico. Porém no meio de tanta sujeira, podridão e imundícia, Deus espera que brilhemos nesse mundo, que venhamos a dar sabor, muito mais que através de palavras, que venhamos a testemunhar com a nossa própria vida, com o nosso próprio exemplo de cristão verdadeiro.

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo