A fé e a dúvida

July 21, 2016

 

“Ajuntou-se a ele homens malignos, fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir”  (2Cr 13:7)

   Muitos têm se perguntado por que vivem uma vida de sofrimento, enquanto outros alcançam a felicidade. E outras que talvez não falte nada materialmente, mas embora afirmem ter tudo, sentem-se vazias, ocas, e nada lhes satisfaz. E vivem a reclamar, dizendo que nada dá certo nas suas vidas. São lamentações que normalmente fazem por causa do seu sofrimento, e isso acontece sem que elas mesmas percebam, por uma única razão: a dúvida.

   Todos os seus sofrimentos, dores, amarguras e decepções acontecem por terem este sentimento em seu interior. A dúvida é a causadora de todos os problemas do homem, é como um vírus de uma doença; quando a pessoa contrai um vírus fica doente, e assim como esse vírus traz uma doença – e junto a ela vêm outras – com a dúvida é a mesma coisa.  Ela é a mãe do medo ou dos medos, e é também a mãe da preocupação, da ansiedade, da depressão, enfim, de tudo aquilo que causa destruição ao ser humano. É a principal razão do seu sofrimento.

   A fé destrói e elimina as dúvidas e faz com que nós sejamos fortes e poderosos, através dela e do Senhor Jesus nos tornamos inabaláveis. “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.” (Hb 11:1)

  É óbvio que se a fé não funciona, então, a dúvida entra em ação e destrói a pessoa. Esta é a razão pela qual muitos estão sofrendo; por estarem cheios de dúvidas, indecisos, sem saber o que querem. Enfim, não são nem barro e nem tijolo, e quando se é “mais ou menos” não serve! Ou ela é ou não é! Jesus nos ensina isso quando disse: “Seja, porém a tua palavra: sim, sim; não, não ; o que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37)  Ora, então, não podemos ter dúvida e tampouco deixá-la crescer e desenvolver-se dentro de nós. Temos, sim, que activar a nossa fé, exercitá-la, porque se colocando em prática a fé é uma arma poderosa, quando não a usamos ela simplesmente para nada serve, como uma parte morta do corpo que se não for amputada, acaba por prejudicar os outros órgãos. “Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tg 1:17)

 Quando se tem uma fé pura, e completamente descontaminada da dúvida podemos viver através dela e por ela, a fim de que consigamos conquistar tudo aquilo que almejamos.

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo