Vença o seu maior inimigo!

February 2, 2018

 

     O ser humano é um dos seus maiores inimigos, podendo se considerar um vencedor apenas quando conseguir dominar a si mesmo. Até então ele tem de lutar para controlar a língua, evitar o orgulho e a sede de glória desse mundo; conter o espírito de vingança, controlar a gula, frear a cobiça e os desejos ilícitos; eliminar a preguiça e a indolência, enfim, fugir de toda e qualquer aparência do mal. Entre os nascidos da carne não há quem o consiga, mas somente os nascidos da água e do Espírito Santo.

      Nos seus melhores dias, Salomão foi inspirado a escrever: “Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” (Pv 16.32)

    Humanamente falando é impossível a pessoa dominar o seu espírito e manter o equilíbrio. Quando acerta de um lado, falha de outro; e quando consegue reparar um erro, comete outro ainda pior. Há lutas internas e externas, a cada instante, que o mortal não consegue vencer, mesmo se esforçando ao máximo. O selo divino tem a finalidade de capacitar-nos interiormente para confrontar os desafios quotidianos da vida. Com o batismo no Espírito Santo, somos levados ao domínio próprio, ferramenta indispensável ao homem interior para vencer a si mesmo.

       Se uma determinada atitude, por exemplo, não agrada a Deus, com o batismo com o Espírito Santo eu tenho condições de evitá-lo. Mas veja: eu tenho condições de evitá-lo! Isso não significa dizer que necessariamente vou fazê-lo, pois o Espírito Santo não me obriga a nada. Mesmo estando habilitado a resistir ao mal, eu, e somente eu, tenho que determiná-lo definitivamente. O Espírito Santo sempre me alerta sobre algo pecaminoso, mas somente eu tenho que decidir se vou em frente ou se o evito. A decisão é exclusivamente minha.

      Quando a pessoa não tem o selo do Espírito Santo, ela tem consciência do pecado, mas nem sempre tem a resistência suficiente para evitá-lo. O que fazer então? O jeito é buscar urgentemente o batismo com o Espírito Santo e não sossegar enquanto não alcançá-lo! Porque disso depende a sua vitória interior e, conseqüentemente, as conquistas exteriores.

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo