Chuchu ou Jiló

February 7, 2018

 

      O chuchu, como conhecido de todos, tem sua característica de atrair para si o sabor daquilo que cozinhar junto. Se cozinhar com a carne, ele tomará o sabor da carne; se o fizer com o bacalhau, absorverá o gosto do bacalhau; o mesmo se dará com qualquer outro alimento, pois ele não tem sabor/personalidade própria. O jiló ao contrário do chuchu, passa seu sabor amargo para a comida que é cozida junto com ele. Se cozinhá-lo com a carne, ele vai passar o seu sabor para a carne, se o cozinhar com o bacalhau, então ele passa o seu sabor ao bacalhau e para qualquer alimento que for cozinhado com ele, pois diferente do chuchu, o jiló tem o seu sabor/personalidade bem definida e incorruptível!

     Sendo assim podemos fazer a seguinte comparação: O cristão-chuchu tem sua natureza corrompida facilmente. Quando estão dentro da igreja, se apresentam como pessoas de Deus, mas se estiver na companhia de incrédulos, se torna e age como eles, se estiver com malicioso, se torna tão malicioso quanto eles, ou seja: O cristão -chuchu "absorve" a personalidade de quem quer que esteja ao seu lado! 

      Já o cristão-jiló, é definido, sabe quem é, e em Quem ele crê, e por isso não muda de opinião ou sua personalidade por absolutamente nada e ninguém. Assim é o cristão nascido do Espírito; jamais se deixa absorver pelo sabor do mundo, mas impõe seu "sal", "luz" ou "sabor" amargo para o mundo, mas saboroso para os que tambem são nascidos de Deus. Por isso, o Senhor Jesus diz: "Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo..." (Mateus 5:13 e 14).

       Quando a pessoa mostra esse tipo incorruptível de fé, ela é odiada. O mundo abomina os que são de Deus. "Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Marcos 13:13). Mas quando se diz ser cristão e não é odiada, ou perseguida, então é um sinal muito forte de que pode se tratar de um típico cristão-chuchu, pois é impossível agradar um Senhor (Deus) sem desagradar o senhor deste mundo.  "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro." (Mateus 6:24)

 

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo