Esgotamento Espiritual

February 10, 2018

 

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desfalecermos..." Gálatas 6:9

     Quando Paulo nos alerta "E não nos cansemos de fazer o bem" ele nos fala do perigo real de uma crise espiritual muito séria. Em algum momento podemos nos cansar de fazer a coisa certa; podemos perder as forças em nossa luta contra o mal, e ainda perder o desejo de estar perto de Deus. Muitos se cansaram de orar, de ler a bíblia, de perdoar, de lutar pela transformação de uma familiar, e etc.

    A verdade é que mesmo depois de nossa conversão e tendo a presença do Espírito Santo em nós, estamos sujeitos a passar por momentos de oscilação em nossa fé. Até aqueles que são nascidos de Deus, estão sujeitos a isso. “Aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia” 1Cor 10:12.  

    Um cristão que passe por um esgotamento espiritual deverá apresentar alguns sintomas bastantes característicos: Um cansaço, desanimo intenso, especialmente ao que se refere as coisas de Deus, isolamento e pensamentos e sentimentos que já não tinham a muito tempo. Estas pessoas também percebem em suas vidas uma interrupção em seu progresso espiritual, sentem-se estagnadas, não conseguem mais aprender ou seguir em frente. Sua fé está enfraquecida, algo que é difícil de admitir, mas estão com grande dificuldade em crer nas promessas da Bíblia e na ação de Deus em suas vidas.

 

"Temendo, pois, Elias, levantou-se e para salvar a sua vida, se foi, e chegou a Berseba, e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém se foi ao deserto, caminhando um dia, e se assentou debaixo de um zimbro, e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma... " (I Rs 19,3-4)

 

     Elias foi um grande profeta, um homem que experimentou o poder de Deus como nenhum outro na história do povo de Israel, mas caiu em uma crise profunda após o famoso confronto com os profetas de Baal no Monte Carmelo. Elias teve um esgotamento, ele se cansou, fugiu e até mesmo teve o desejo da morte. Esgotamentos como este podem ser bastante intensos e atingir uma pessoa de forma repentina; como talvez tenha sido o caso de Elias. Mas podem também ocorrer de forma gradual e lenta, sem que a pessoa perceba que está caminhando para um fosso espiritual.

        Qual a solução para um esgotamento espiritual? Precisamos entender que quando estamos em crise nossas mentes, nossas emoções e nossos sentimentos estão confusos e contaminados e por isso não podemos confiar inteiramente neles. Precisamos de um padrão externo a nós para nos guiar para fora de nossa crise, e este padrão é a Palavra de Deus. Quando estamos em crise espiritual não sentimos nenhum desejo de orar ou ler a Bíblia e nem mesmo de encontrar pessoas. Mas não devemos obedecer nossos sentimentos; o que devemos fazer é agarrar o pouco de fé que ainda nos resta e obedecer esta vontade externa a nós que é a vontade de Deus. Estas pequenas atitudes nos darão a garantia de que teremos nossa fé e espiritualidade de volta.

 

 

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo