Ovelha ou bode? Quem você é?

March 25, 2018

 

 

 

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Mt 25:31-33

     Os bodes e as ovelhas pastavam juntas durante o dia, mas ao cair do dia, o dono delas vinha para leva-las ao curral. Neste momento havia uma separação, os bodes eram colocados de um lado e as ovelhas do outro. O Senhor Jesus usou este exemplo simples para nos mostrar como será o dia da Sua volta. O campo hoje é a igreja, e para qual curral seremos levados, vai depender de quem somos aos olhos de Deus, se ovelhas ou bodes. 

     Para que você possa se identificar, basta analisar as características uma da outra, pois as 2 (ovelhas e bodes) são completamente contrarias uma das outras. 

    As ovelhas são animais dóceis, obedientes e são criadas em rebanhos (juntos). O bode é tipicamente agressivo, marrento e não aceita ser disciplinado por ninguém e por isso são animais solitários, gostam de viver isolado. Por ser atrevido afronta aquele que o cuida,  ele é avesso ao controle humano, bem diferente das ovelhas que deixa ser tosada, sem reações contrárias, ou seja, deixa que tirem “seus excessos” sem machucar ninguém. 

     Com o bode toda a cautela é pouca, pois estes animais são traiçoeiros, e destruidores não importando os danos causados. A ovelha é um dos poucos animais que não tem defesas naturais e para se defender dependem totalmente do seu pastor, enquanto que os bodes atacam mesmo quando não estão sendo ameaçados! 

       E por fim não podíamos deixar de mencionar que as ovelhas não comem qualquer coisa, elas não se alimentam de porcaria. Elas comem relva, e não comem nada pelo caminho, somente se alimentam do pasto verdejante que o seu pastor lhe apresenta. Agora você sabe como são chamados os bodes no interior do nordeste brasileiro? São chamados de "lixeiros do sertão", pois tudo que veem na frente deles, eles comem, tudo lhes parece apetitoso. Comem latas, comem plásticos, qualquer coisa.  A ovelha não come qualquer porcaria, não fica atrás de todo tipo de alimento, aparece uma novidade ali e já corre para ver o que é, já quer experimentar, nem sabe de onde veio, nem sabe quem produziu, não sabe se vai fazer bem ou mal, já vai comendo. Isto não é normal de uma ovelha. 

      Diante de todas estas informações, qual tipo de cristão você mais se parece? Não importa quão longe você esteja de ser um cristão ovelha, pois Deus tem o poder de transformar qualquer bode em ovelha, basta apenas que esta pessoa tenha sede de ser transformada! 

 

 

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo