Para nascer, tem que morrer...

April 3, 2018

 

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”Jo 3:1

     O novo nascimento, também chamado de regeneração, é o ato pelo qual o Espírito de Deus faz gerar uma nova criatura no interior daqueles que se rendem totalmente ao Seu Filho Jesus. A pessoa torna-se uma nova criatura. Aos olhos físicos ela tem a mesma aparência, porém o seu carácter é radicalmente oposto ao anterior, porque nela há uma nova natureza, a natureza divina. O novo nascimento trata-se de um novo coração, nova mente, novo pensamento, nova visão da vida, enfim, todo o ser interior novo. 

       Nascer de novo implica, em primeiro lugar, aceitar Jesus como Senhor e Salvador e assumir esta decisão sem medo do que os outros irão pensar ou dizer. Nicodemos queria estar com Jesus, mas tinha medo de represálias de seus companheiros do Sinédrio e da população em geral, por isso foi ao encontro do Senhor à noite, provavelmente para não ser visto por ninguém. Ele até reconhecia que Jesus era o Filho de Deus, mas não tinha coragem de assumir o que pensava.

    Certamente Zaqueu tinha ouvido falar muito de Jesus, mas isto ainda não o satisfazia... Ele queria mais, muito mais... Ele queria conhecer pessoalmente o Filho de Deus. E aí está a razão porque muita gente tradicionalmente cristã tem sua vida infeliz! Está satisfeita por ter tido mui­tas informações de Jesus... Enquanto um outro número pequeno de pessoas quer mais do que informações! Mais do que doutrinas! Mais do que tudo querem realmente conhecer pessoalmen­te o Filho de Deus! E é a partir daí que o Espírito de Deus opera o novo nascimento.

        O Senhor, falando através do profeta Joel, disse: "Convertei-vos a mim de todo o vosso cora­ção, com jejuns, choro e com prantos; pois Deus é misericordioso, compassivo e tardio em irar-se".(Joel 2:12)  A exemplo do que fez com o povo de Israel, Deus chama todas as pessoas a uma verdadeira conversão, única atitude possível que pode levar a pessoa a andar nos caminhos certos e virar as costas para o pecado. Feito isso, ela poderá andar no Espírito e viver na plenitude da vida. É muito comum em nossas igrejas vermos pais chorando porque seus filhos estão em outros cami­nhos, ou esposas que choram pela traição do marido, e etc. Mas poucos são aqueles que choram pela salvação da sua própria alma. Há pessoas que choram pela regeneração dos seus familiares quando nem eles tenham passado por essa experiência, e por isso não a podem transmitir aos seus familiares.

 

“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente…” (1Jo 3:9)

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo