As coisas sempre foram assim

July 20, 2018

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula; no meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um dos macacos subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.

       Depois de um certo tempo, quando um macaco começava a subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancadas. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

       Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

       Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituído participando com entusiasmo na surra ao novato.

       Um terceiro foi trocado e o mesmo aconteceu.

       Um quarto e último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram então com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho de água fria, continuavam batendo naquele que tentasse pegar bananas.

       Se fosse possível perguntar a alguns deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei , mas as coisas sempre foram assim por aqui”!

       Estamos constantemente sofrendo esse tipo de influência, vivemos em uma sociedade influenciada, ora pela mídia, ora por políticos, ora pelo ambiente familiar, religioso, no trabalho, e etc. Se não estivermos em alerta seremos sempre manipulados por aqueles que não conseguem e não querem que ninguém consiga. 

         Existem muitas frases que nos dizem e atitudes que tomam contra a gente que mais parecem uma grande ducha de água gelada, porém não podemos abrir mão do que queremos, pois na vida temos que saber o que queremos e no que cremos!

         Macacos se condicionam; seres humanos ingênuos e que não aprenderam a pensar se condicionam; contudo, pessoas críticas, ousadas, inteligentes, que sabem o que quer e com visão de futuro, não se deixam levar pelos condicionamentos operantes e violentos existentes em nossa sociedade como um todo, e especialmente quando se trata da fé viva que se tem no Deus Vivo! O prazer de comer a banana é muito melhor do que a sensação aprisionante e resignada de ver o alimento e não subir a escada!

 

 

 

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo