Encare as críticas como um alimento para o seu crescimento

September 3, 2018

 

Certo rabino era respeitado por sua comunidade. Todos ficavam encantados com o que dizia. Menos um homem, que não perdia uma chance de contradizer as interpretações do rabino e apontar falhas nos seus ensinamentos. Os outros ficavam revoltados com o tal homem, mas não podiam fazer nada.

Um dia, esse homem morreu. Durante o enterro, a comunidade notou que o rabino estava profundamente triste.

- Por quê tanta tristeza? - comentou alguém - Ele vivia colocando defeito em tudo o que o senhor dizia! 

- Não lamenta pela pessoa dele, que já está no céu - respondeu o rabino   

- Lamento por mim mesmo. Enquanto todos me reverenciavam e procuravam não discordar de mim, ele era o único que me desafiava, e eu era obrigado a melhorar. Agora que ele se foi, tenho medo de parar de crescer. 

 

Não permita que ninguém diga até onde você pode ir. Se recebo alguma nova responsabilidade, não me permito pensar que não consigo. Se alguém consegue, eu também posso conseguir. Se ninguém nunca conseguiu, eu vou ser o primeiro!

É claro que uma situação-limite ou leva a pessoa a se superar e fortalecer sua fé ou a desanimar perder as forças. A escolha é pessoal. Você decide qual será o resultado.

Sua força não depende da situação que você passa, mas da sua reação as situações. Se você fala para uma pessoa fraca que ela não vai conseguir, ela desanima automaticamente. Mas, se diz a uma pessoa forte que ela não vai conseguir, essa palavra negativa é como se fosse um combustível para fazê-la acelerar. Você não a desanima! Pelo contrario, só por ouvir “você não pode”, já queima dentro dela um fogo dizendo: “Eu posso sim! Eu consigo! Eu vou conseguir! Todo mundo vai ver!” Esse fogo consome o medo, duvida, insegurança e o desanimo. Isso é uma pessoa forte!

 

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo