Crer contra a esperança

June 22, 2019

 

Muitas pessoas acreditam que agradam a Deus pelo fato de conhecerem a Sua palavra, por estarem na igreja, ou mesmo por acreditarem no seu poder. Mas como nós podemos agradar a Deus? Somente pela fé, em obediência à Sua palavra, quando não apenas a conhecemos, mas quando a praticamos. 

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”Hebreus 11:6

Abraão agradou a Deus de tal maneira que foi chamado de “Amigo de Deus!” Quando foi chamado para sair da sua terra, da sua parentela e ir para um lugar onde Deus lhe mostraria e recebeu a promessa de que sua posteridade seria inumerosa, ele creu, e pela fé, obedeceu. Porém, apenas depois muitos anos é que ele viu aquela promessa ser cumprida em sua vida, somente porque creu.

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”. Hebreus 11:8

  Mas enquanto Abraão ainda não havia recebido as bênçãos de Deus, ele esperava e, mesmo tendo motivos, pois já era de avançada idade, ele não desanimou, duvidou, nem se enfraqueceu e por isso lutou contra a esperança.

         Você sabe o que é lutar contra a esperança? Por exemplo, você está em uma situação difícil e se lembra de que existe alguém que pode lhe ajudar a sair daquela situação, então isso é uma esperança. Porém quando você está em uma situação difícil, crítica e já se foram todas as esperanças, não tem mais nada a seu favor, não há mais jeito algum para essa situação e você diz “acabaram-se as esperanças.” Porém você deve lutar contra as esperanças, lutar contra o que parece, em todos os sentidos, desfavorável. E crer, tomar uma atitude de fé contra tudo isso que está vindo contra você, mesmo quando a situação não lhe permite que faça isso.

“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a sua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu dando glórias a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”Romanos 4.18 

Humanamente falando, Abraão não poderia ter filhos porque sua esposa, Sara, era estéril, outro motivo era porque já eram de avançada idade: Abraão com cem anos e Sara com 99. Mas ele creu na promessa de Deus que seria grande a sua descendência e por isso não deixou de desanimou.

Talvez esteja acontecendo o mesmo com você. O que você está vivendo, aos olhos humanos, não tenha jeito e você até se sinta acusado por essa situação, como se ela olhasse para você e dissesse: “para você não tem mais solução, você não pode, não tem condições, não tem capacidade, nem méritos para isso”.

É nessa hora que você tem apenas duas opções: ou parte para cima desse problema de frente, encarando e lutando com toda a sua fé, sem enfraquecer, nem desanimar; ou então se rende a isso e essa pressão do diabo te engole e você passa a ser mais um dos muitos fracassados que temos visto.

Então para que essa fé seja manifesta, você não poder ser incrédulo, tem que crer. Você pode estar no mais profundo abismo, mas deve crer e agir a sua fé e Deus irá honrá-lo, Ele só está esperando que você venha fazer isso para que então possa agir em sua vida. E jamais viver por aquilo que está vendo e nem pelas informações que são trazidas até você. Não! “Porque a fé é certeza de coisas que se esperam, é a convicção de fatos que se não vêem”Hebreus 11.1, e Deus é poderoso para cumprir tudo aquilo que prometeu. 

E talvez meu amigo, você esteja vivendo uma situação onde você diga “só um milagre pode me salvar”, mas esse milagre é pela fé e é preciso que você creia, confie e que, agora mesmo, tome uma atitude, mas uma atitude que você jamais tomou, algo que poderia até Ter feito, mas nunca fez. Então faça agora pois sua vitória só depende de você.

 

“Quando a situação se torna totalmente desfavorável, então é hora de irmos contra as esperanças!”

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo