O que é Longanimidade?

August 25, 2019

 

         Segundo o dicionário da língua portuguesa longanimidade é o carácter da pessoa que suporta as adversidades e prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Ou seja: É a característica de uma pessoa não mudar quem ela é ou como ela faz algo independente dos obstáculos ou adversidades. E no universo dos que crêem é ser o mesmo e ter a mesma fé sempre! E se for para mudar que seja para melhor!

🔹Continuar sendo dedicado mesmo que todos no seu trabalho não estejam sendo,

🔹Continuar sendo justo mesmo que muitos estejam sendo injusto com você,

🔹Continuar tendo bons olhos mesmo que muitos não tenham bons olhos com você

🔹Continuar crendo mesmo quando vc já viu muitos deixarem de crer

         Quando nós olhamos para a história dos homens de Deus no passado a gente vê o quanto eles manifestaram essa virtude para se tornarem os heróis da fé que vieram a se tornar! 

🔸José - Foi vendido, preso, e traído até ser governador do Egito e ver o seu sonho se cumprir sem ser desonesto, ou fazer com os outros o mesmo que fizeram com ele, mesmo quando teve a oportunidade de se vingar dos irmãos que o venderam. 

🔸Jó - Que perdeu por tudo até receber o dobro de tudo e o mais importante: Conhecer a Deus sem blasfemar contra Deus, mesmo quando isso foi sugerido pela esposa.

        Se quando eu passo por lutas eu deixo de confiar, se quando eu sou perseguido, abro mão da minha fé, se quando eu sou tentado eu deixo de temer a Deus não resistindo o pecado, então que diferença há entre eu e um incrédulo?

 

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.”   

2 Timóteo 1.6

 

       Nesta ocasião, o apóstolo Paulo tinha sido preso pela guarda romana por pregar o evangelho. Diante desta situação, Timóteo - que era discípulo de Paulo, se intimidou, se acovardou e se entristeceu. Por isso, ele recebeu esta exortação do apóstolo, para que viesse ter consciência de que o Espírito que recebeu do Senhor não foi para que vivesse abatido, mas sim fortalecido, pronto para enfrentar as lutas e vencer. Paulo quis despertar Timóteo para o fato de que: Quem tem o Espírito de Deus tem fogo dentro de si, não retrocede, nem se acovarda, ao contrário, tem disposição para enfrentar toda e qualquer situação. Ele tinha esta visão e este discernimento porque vivia em comunhão com Espírito Santo. 

       Está escrito no livro de Jó 42.1: “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Este era o entendimento que havia na mente e no coração do apóstolo Paulo. Ele sabia que estava incluído, enquadrado no plano de Deus, que a sua vida estava sob o domínio do Espírito Santo. Ele sabia que no fato de está preso havia um propósito de Deus. Enquanto estava preso ele escreveu as epístolas que hoje temos a oportunidade de ler, que fazem avivar a nossa fé. Paulo tinha consciência de que Deus tinha planos para sua vida, e que aquela breve e momentânea tribulação teria alguma justificativa lá na frente pois sabia que sua vida estava no controle do Deus a quem ele servia!

       Todos os heróis da fé precisaram dessa virtude para permanecer firmes quando vieram as lutas, e foram nessas lutas que eles tiveram as suas maiores experiências com Deus!  Esse é o motivo do porquê Deus quer tanto que você tenha o Espírito Santo e consequentemente tenha longanimidade, pois do contrário você irá como muitos: Sucumbir pelo caminho!

Please reload

Ouça diariamente pelas 23hs, a mensagem amiga do Bispo Macedo